segunda-feira, julho 19, 2004

Mil Palavras

O primeiro editor de textos que usei foi o Carta Certa. Lembro que esse software estava no pacote de um curso de informática - o Micro News - que entrei em 1989, mas acabei largando ainda no primeiro módulo, o de programação em Basic (!). O curso era MUITO pilantra...
 
Em 1993 fui trabalhar no departamento de computação da faculdade de engenharia da UERJ e finalmente comecei a usar o computador, na época um xt com monitor de fósforo verde. Já havia um 286 e um 386 no meu setor de trabalho, mas os "verdinhos" eram mais acessíveis para mim. E foi neles que comecei a usar o Carta Certa. Sua interface não era nada amigável e para cada formatação feita no texto, era preciso digitar o comando.
 
Mas porque estou escrevendo essas coisas? Pelo simples fato de que a linguagem html trabalha da mesma forma. Meus caros amigos de buteco já devem ter percebido que o Blogger acrescentou uns comandos na barra de ferramentas de edição do post, mas para inserir imagens ainda é preciso digitar o comando, ou tag, em inglês. É isso que vou tentar explicar agora.
 
Antes de mais nada, é preciso que a imagem que se quer inserir esteja hospedada em algum site. O buscador de imagens do Google é uma boa ferramenta para procurar a imagem certa que você quer usar. Se a imagem for "inédita", é só me mandar que eu hospedo na minha conta do blogger.com.br .
 
Imagem achada, basta digitar seu endereço completo junto com a tag html. Por exemplo, a imagem que usei para este post foi encontrada no endereço http://www.asahi-net.or.jp/~jy3k-sm/misc/dali2.jpg . Por isso usei o comando (img height="277" src="http://www.asahi-net.or.jp/~jy3k-sm/misc/dali2.jpg" width="211" align="left" border="1" space="5" bordercolor="#000000" /), substituíndo os ( ) das extremidades por < >, onde: 
 
width="211" height="277" :  A imagem original era muito grande, tinha 554 de altura e 423 de largura. Não é bom usar imagens grandes em sítios da internet, pois elas demoram a abrir. Para reduzi-la à metade, usei esse comando.
 
align="left" : para alinhar a imagem no lado esquerdo.
 
border="1" : grossura da borda.
 
bordercolor="#000000" : cor da borda (preta).
 
space=5 : espaço entre a imagem e a borda.

Uma boa dica: antes de publicar o post, clique em preview, para ver se saiu tudo direitinho e não se certificar que não houve nenhum erro nos comandos! Outras dicas bastante valiosas sobre como turbinar os seus textos, você encontra no sítio do Edney Souza, o Interney .